Games educativos

Hoje, assistindo à televisão, vi um comercial do portal "Conexão Aluno" e imediatamente entrei no site para conhecer esse projeto, que é do Governo do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Educação. O próprio nome do site é auto-explicativo, pois visa estabelecer a conexão entre alunos e orientá-los sobre formas de estudar e assuntos ligados à educação.

Enfim, navegando neste site tive a idéia de postar este texto. No portal, li uma matéria sobre um projeto de games educativos desenvolvido por alunos de Ensino Médio, orientado por um professor. Só que esse professor foi mais longe ainda: além da concepção dos games, os alunos iriam criá-los através do software que o professor os ensinaria. O resultado disso foi a criação de uma empresa chamada Fractal Multimídia, que passou a desenvolver jogos educativos para escolas, sob encomenda dos próprios educadores.
Aproveito e deixo o link para outra matéria, no mesmo site, sobre o mesmo assunto.

Sabe-se que o mercado de games em geral está crescendo, ou seja, a diversão de crianças e adolescentes está concentrada, em sua maior parte, dentro de casa, ou melhor, dentro do computador. Este é um ambiente em que essa faixa etária está acostumada a transitar. Nasceram na era desta tecnologia e desevolveram naturalmente habilidades referente a essa linguagem. Ou seja, inserir a educação nesse meio é uma atitude inteligente e eficaz quando se pensa a relação de ensino/aprendizagem. O objetivo final de educadores é fazer com que seus alunos aprendam, e tornar esse processo mais atraente e prazeroso para os alunos é o objetivo de qualquer professor. Portanto, não só o mercado de games, mas também de games educativos está crescendo. E se isso conseguir despertar mais interesse nos alunos em aprender, o investimento nesse produto é super válido e com certeza terá retorno.

Acesse o blog da Fractal Multimídia: http://www.fractalmultimidia.blogspot.com/

Paula Sancier

Educação na Rede

O programa gira em torno do ciberespaço.
Um universo virtual onde pessoas com um computador conectadas na Internet podem navegar e acessar informações digitalizadas com grande velocidade.
A Internet está modificando e reestruturando a relação entre educadores, alunos e a transmissão de conhecimentos.
(Alzeir Leal)

Tecnologia


Uma das definições para a palavra Tecnologia, segundo o dicionário "Houaiss", é "técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular".
O senso comum tende a achar que
tecnologia está associada à aparelhos eletrônicos de difícil manuseio e entendimento.
Como Antônio Houaiss define, tecnologia é "um conjunto de técnicas" e estas estão relacionadas às necessidades das pessoas. Por exemplo, todos temos a necessidade de nos comunicar, não é? Então, para que essa necessidade fosse suprida da melhor forma possível criou-se uma tecnologia fantástica que foi o
alfabeto.
Este invento ocorreu por volta de 700 a.c. na Grécia possibilitando a transição de uma
cultura oral para uma cultura escrita.
Com o
advento da televisão, a comunicação começou a se processar de forma audiovisual.
A
internet surgiu também para revolucionar a comunicação. A sociedade passa a se comunicar também em rede sociais. Imaginem uma rede, onde cada ponto da rede somos nós? Ou então um caule com múltiplas raízes? Acho que essa é a melhor forma de ilustrar a evolução da comunicação.
Assim como a
tecnologia pode ser desenvolvida para o nosso bem, ela pode ser utilizada para nos prejudicar também.

O nosso objetivo é tentar mostrar as possibilidades que a
internet tem para o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática e reflexiva. Portanto, é preciso entender esse novo meio de comunicação, no ciberespaço.

Estamos aqui pra isso.
Em breve, com o nosso programa: EDUTEC TV!!
Paula Sancier