Agradecimentos

Rosângela Aragon, André Scucato, Guilherme Howat e Renato Giannini,
Quero dizer que vocês foram ótimos!!

Todos os depoimentos sobre o ciberespaço e as novas tecnologias estão excelentes, um material que vai ilustrar com muita propriedade os blocos do Edutec TV.
André, viu como o Jorge se saiu bem!?

O grupo agradece a colaboração.
(Alzeir Leal)

Entrevistas

Alguns entrevistados falaram, para o programa, sobre a influência do ciberespaço no dia-a-dia, e das facilidades que o meio oferece aos usuários conectados. Destacam a importância da nova tecnologia digital e as mudanças que traz para educadores e alunos, e sobre o papel do professor na orientação na hora de acessar conteúdos.
(Alzeir Leal)

Internet e Educação

A internet, a tecnologia digital do momento, está modificando o cenário da educação trazendo grandes contribuições na complementação e/ou produção de conteúdo. Uma das formas á a pesquisa na internet. Uma biblioteca virtual reunindo diferentes tipos e formatos de informação digital multimídia. Uma característica que contribui para transformar os alunos em cidadãos conscientes.
(Alzeir Leal)

Imigrantes Digitais na internet

O Edutec TV é um projeto em produção coordenado pela prof.ª Mônica Miranda, da Faculdade CCAA, envolvendo alunos de Comunicação Social – Mutimídia.
Um projeto didático objetivando à inclusão de Imigrantes Digitais no universo da Internet. Um meio de comunicação de massa, no qual o internauta também é autor através da interatividade.
Um programa de TV, explicando termos comuns do mundo digital, para um público que utiliza recursos da tecnologia digital, porém não domina as terminologias.
O objetivo do programa Edutec TV é contextualizá-los. O projeto inclui pesquisas, roteriro, “dramatizações”, entrevistas, narrações em off com imagens de apoio como fotos, vídeos e desenhos.
(Alzeir Leal)

A educação baseada em conhecimentos “deslinkados"

As novas tecnologias e a demanda do ensino à distância em ambientes virtuais motivam os educadores e produtores multimídias à reverem a forma de ensino sem alterar o conteúdo. Essa nova forma de educar é uma necessidade, mas a educação pura e simples, baseada nos métodos tradicionais, já sofre uma demanda de qualidade há muito tempo, a dificuldade de ensinar, de incluir digitalmente, esbarra na necessidade de simplesmente ensinar. Como educar à distância? Como Educar?

Muitos autores pensam em formas de ensinar virtualmente, prevendo a diminuição da exclusão social e conseqüentemente a digital. Pensar em conteúdos digitais educacionais é romper com a compartimentalização (setorização da mente) que se baseia em conhecimentos “deslinkados”, os novos recursos conectam e criam relações entre sujeitos, transformando-os em autores/produtores que assimilam diversos emissores repassando e alterando a informação.

O velho precisa estar incorporado às modalidades contemporâneas, a forma muda mas não o conteúdo (princípios pedagógicos). O desafio é ensinar baseando-se nos paradigmas rizomáticos que interagem os diversos campos do conhecimento com as diversidades, acasos (saberes superficiais) e uma infinidade de eventuais hipertextos que formam os pensamentos complexos e negam a simplificação da realidade. As entradas múltiplas de informações trazem novos significados que contribuem para o aprendizado do sujeito que lida muito bem com os sistemas complexos (rizoma=várias raízes).

(Desenvolvido a partir da leitura do texto Educação a Distância. Ambiente Virtual: Construindo Significados de Ira Maria Maciel http://www.senac.br/BTS/283/boltec283e.htm)


(Anderson Valim)